Após polêmica nas redes sociais, prefeitura altera protocolo de isolamento para contaminados da Covid-19

Compartilhe esta notícia:

Taquaritinguense diz que Vigilância deveria liberar pessoas que testaram positivo apenas após novo teste; na rádio secretário afirma que protocolo já foi alterado.

Na manhã deste sábado (27), uma taquaritinguense publicou em suas redes sociais uma postagem com uma sugestão de alteração de protocolo para a liberação de pessoas que testam positivo para a Covid-19.

Segundo a moradora da cidade, ela fez a postagem porque está muito preocupada com a situação que estamos vivenciando.

“Nossa saúde precisa rever as medidas adotadas, pois estão liberando os contaminados com 10 dias apenas e essas pessoas estão contaminantes, ou seja, a vigilância liga para a pessoa que estava teoricamente doente, sem qualquer exame libera a mesma para convívio normal na sociedade sem qualquer exame e essa pessoa está contaminando ainda”, dizia a publicação.

A postagem seguia com o texto “por isso nossos números não abaixam, por isso nossas perdas irreparáveis só aumentam. Não adianta proibir comércio, culpar a população (que também tem sua parcela de responsabilidade e culpa) enquanto não adotarmos medidas sérias de controle e exames após o suposto período de contaminação. Tenho exames que comprovam o que estou falando, posso provar o que estou falando, não é brincadeira”.

A coordenadora de urgência da cidade, Ana Lúcia Sales, respondeu a publicação dizendo que “todo protocolo que seguimos, vem sob orientação do Ministério da Saúde e do Estado, recebemos orientações partindo da Vigilância Epidemiológica de Araraquara, que é nossa referência. No início da pandemia o isolamento era 14 dias, em setembro o Estado passou para 10 dias, sendo que no 10° dia a pessoa precisa estar sem sintoma nenhum para ser liberado, e para pacientes com sintomas mais graves o isolamento é de 20 dias. Porém, com o crescente número de casos e a atual situação da pandemia nós voltamos o isolamento para síndrome leve para 14 dias”.

O Secretário da Saúde, José Fonseca Neto, disse durante o Programa “Prestando Contas”, transmitido hoje (27) em uma FM de propriedade do Prefeito Vanderlei José Mársico, que ontem o protocolo foi alterado novamente para 14 dias, com o objetivo de dar maior segurança para a população.

Compartilhe esta notícia: